Diálogo Ambiental, Constitucional e Internacional – DACI é realizado no Brasil desde o ano de 2012. Diante da notória relação da pesquisa dialogada com o incremento da cidadania e do acesso à justiça, salutar destacar a contribuição da prática desenvolvida do “Diálogo Ambiental, Constitucional e Internacional” para o aperfeiçoamento da justiça. Inicialmente se esclarece que o acesso à justiça se dá não somente na sua dimensão formal por meio de acesso ao Judiciário, mas também por outros meios de acesso à justiça, a exemplo do que se pesquisa na linha de “Acesso à justiça e sistema multiportas”, coordenadora pela professora Dayse Braga Martins.
Não apenas as Instituições de Ensino Superior, mas principalmente algumas Escolas da Magistratura – ESMAT, ESMEC e EJUG realizaram o Diálogo ACI. As pesquisas desenvolvidas, dialogadas nos Encontros e publicadas nos livros, de acesso gratuito no site, tratam de temas que visam a concretização de direitos e eficiência de sua garantia, nas três searas: Ambiental, Constitucional e Internacional. A evidência do fomento ao aprimoramento da justiça pode ser comprovada a partir dos livros publicados, que têm alcance para além dos participantes direto no evento, em razão das publicações disponíveis em site oficial com link disponibilizado em redes sociais. As regras da pesquisa e publicação avaliam além da pertinência temática, o impacto na transformação da concretização de direitos, na cidadania e no acesso à justiça. Objetivos que contemplam indubitavelmente o aperfeiçoamento da justiça, na defesa da democracia e do Estado de Direito.
O “Diálogo ACI” tem seu berço na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). No ano de 2014 Atravessou o atlântico para dialogar com países europeus sobre meio ambiente, economia, política, governança:
No ano de 2024 o Seminário Internacional Diálogo Ambiental, Constitucional, Internacional completou 12 anos de desenvolvimento e gestão de pesquisa, tendo publicado 22 livros e seis livros em diagramação. Em comemoração lançou o Grupo de Pesquisa no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), coordenado pela professora doutora Bleine Queiroz Caúla (Universidade de Fortaleza – UNIFOR).
Sua equipe organizadora é composta pelos professores Jorge Miranda (Portugal), presidente de Honra; Bleine Queiroz Caúla (Brasil), coordenadora científica; Carla Amado Gomes (Portugal), Susana Borràs Pentinat (Espanha) e Ângela Issa Haonat (Brasil), coordenadoras acadêmicas;
Os anais do evento são publicados em duas coletâneas (artigos apresentados e artigos dos palestrantes), impressas pela Editora Lumen Juris (com acesso gratuito no site www.dialogaci.com), que compreendem as palestras ministradas e os artigos apresentados por autores brasileiros e estrangeiros. Após a sua publicação nacional, eles são também publicados como e-Books internacionais, pelo Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.