O Grupo de Pesquisa Diálogo ACI está cadastrado no CNPq, vinculado à Universidade de Fortaleza, tendo como líder a Profa. Dra. Bleine Queiroz Caúla. Atualmente são desenvolvidas as linhas:
Suas atividades estão relacionadas com a organização do Seminário no Brasil e no exterior; Participação em Eventos Nacionais e Internacionais; Trabalhos Coletivos com Grupos de Pesquisadores Nacionais e Internacionais nas áreas Ambiental, Constitucional, Internacional e interdisciplinares, bem como trabalhos conjuntos com Professores e Pesquisadores de Universidades Públicas e Privadas; Publicações em
Periódicos certificados, em Anais de Congressos Nacionais e Internacionais, bem como capítulos de livros em coletâneas que envolvem pesquisadores.
É na pesquisa que o Direito avança. As jurisprudências dos tribunais têm como principal fonte norteadora a doutrina jurídica, construída por pesquisadores da área do Direito e interdisciplinar. O Diálogo Ambiental, Constitucional, Internacional é uma rica oportunidade de debate jurídico e fortalecimento do Direito mediante a construção de doutrinas nas áreas Ambiental, Constitucional, Internacional e interdisciplinares. O aumento e estimulo à pesquisa melhora consideravelmente o sistema de justiça brasileiro e sua crise existencial. Os operadores do Direito têm a doutrina como o cérebro que conduz o juiz em cada processo judicial. Incentivar a pesquisa é fortalecer o funcionamento do Direito e da Justiça nas diferentes carreiras jurídicas, nos processos judiciais, na cultura da pacificação, justiça e paz, advocacia colaborativa.